Produção textual da aluna Lara Muniz (8° ano B)

 Felicidade não se compra.

                Sempre vemos pessoas fazendo loucuras por dinheiro, na televisão, em jornais, livros, etc. Arriscando tudo, família, amigos e felicidade, apenas por dinheiro. E apesar de tudo, nunca ficam satisfeitas no fim, porque dinheiro pode comprar diversas coisas e lhe trazer poder, mas uma das coisas que ele não faz é comorar a felicidade.

A maioria das pessoas poderosas que conseguiu dinheiro de forma suja, atropelando tudo e todos que se metessem em seus caminhos, são solitários e frios, cujo o único desejo é aumentar sua conta bancária, desprezando tudo que realmente importa.

Muitos podem pensar que vale a pena se isolar de todos que são importantes para nós por simples desconfiança. Perdemos muitas das alegrias da vida ao largar tudo por um simples bem material capaz de estragar vidas.

Quando lemos ou assistimos jornais, vemos vários homens e mulheres de grande influência na sociedade sendo pressões, a maioria é pelo mesmo motivo de sempre: a ganância. Como se, por possuírem todo o dinheiro que pudessem pegando dos outros, causando infelicidade àqueles que oprimiram e a si próprios.

Todos deviam ter a consciência de que o dinheiro, junto da companhia de pessoas importantes para nós, é algo comum, e se fosse utilizado para o auxílio de outras pessoas, é algo ótimo. Porém quando usado para beneficiar apenas a si próprio, usando pessoas inocentes para conseguir o que quer, só vai lhe fazer infeliz. Quando é obtido pelo próprio trabalho e usado para os demais, pode ser uma parte descartável da trilha para a felicidade, pois esta, não precisa de nada além da companhia de quem gosta e momentos inesquecíveis ao lado destes.